Sigam-me os bons!

COMO ECONOMIZAR NAS COMPRAS

Escrito por: Thiago Conrado Tosta – Professor de Matemática / Física em Indaiatuba – SP

Você está precisando ir até o supermercado, fazer algumas compras, e entrou aqui para ver quais dicas eu poderia lhe indicar, certo? Então você acessou o texto certo, pois eu irei lhe fornecer algumas dicas que podem lhe ajudar a economizar ainda mais nas suas compras.

Talvez você esteja achando que este assunto não se aplica na Matemática, porém eu vou te provar o contrário! Leia ele por completo e você verá que este assunto tem muita relação com os números.

Dica n° 1: Planeje as suas compras:

Muitos vão para o supermercado sem saber ao certo do que precisam comprar realmente e acabam gastando dinheiro com itens desnecessários. Alguns itens as pessoas compram de última hora e isso facilita para cair em tentação, gastar com “bobagens”.

Antes de sair às compras, anote quais itens estão em falta e a quantidade necessária para aproximadamente um mês. Leve estas anotações contigo, para não se esquecer de nada.

Dica n° 2: Pesquise antes de sair de casa:

A maioria deles possuem dias específicos para ofertar promoções de seus produtos, e a sua maioria coloca estes benefícios em seus próprios sites.

Antes de sair, pesquise sobre quais são as ofertas daquela semana e faça as compras naquele estabelecimento que estiver com os preços mais atrativos.

Dica n° 3: Se alimente antes de ir às compras:

Imagine que você está andando na rua e, de repente, você sente o cheiro de picanha saindo de uma Churrascaria. Em qual das hipóteses a seguir você acha que te motivaria mais a entrar e almoçar naquele local: quando você está de barriga cheia ou quando você está com fome?

Este é o mesmo raciocínio que você precisa ter antes de ir às compras, pois se você estiver com fome, você vai acabar comprando mais do que realmente precisa. No momento da compra, a sua fome vai influenciar em suas escolhas e, no final de tudo, vai acabar comprando o que talvez não precise, porém, de barriga cheia, você não sentirá o “desejo” de certos produtos e as suas compras vão ser, eu diria que, “mais racional” ou consciente.

Dica n° 4: Sempre observe a validade dos produtos:

No Supermercado existem produtos de longa, média ou curta duração. Normalmente as carnes estragam mais rapidamente se não forem bem condicionadas no Freezer, verduras murcham (ou amarelam) em poucos dias e as mercadorias mais duráveis são: Arroz, Feijão, óleo, azeite, açúcar, sal e muitos outros.

Sempre que for escolher uma mercadoria, pense antes em quanto tempo você vai levar para terminar de consumir ela e  quando ela vai vencer (prazo de validade). Os produtos mudam de aspecto após a sua validade, como por exemplo: cor, odor, textura ou sabor. Geralmente as pessoas não costumam verificar a validade, porém isso é importante para evitar futuras complicações de saúde.

Infelizmente são muitos produtos expostos no mercado e pode acontecer de, o estoquista, esquecer de fazer a troca dos produtos vencidos na gôndola.

Dica n° 5: observe os preços nas gôndolas ou produto:

Devido a inflação, e também por muitos outros motivos, o preço tende a aumentar com o passar do tempo. As vezes o estabelecimento altera os seus preços, com tanta frequência, que ele aparece com um valor “x” na gôndola e outro valor “y” no sistema.

A consequência disso é que, por exemplo, o pacote de cereais poderá estar com o preço de R$ 6,99 na gôndola e, na hora de pagar no caixa, o supermercado lhe cobrar R$ 8,99.

A dica então é, observe bem no monitor do caixa, para não pagar mais do que deveria.

Dica n° 6: nem sempre o produto de marca é o melhor:

A melhor publicidade nem sempre reflete na melhor qualidade de uma mercadoria e, pode ter a certeza de que, aquela embalagem e todo o marketing daquele produto estará incluso no preço final.

A embalagem é atraente e a propaganda passa todos os dias na televisão, então isso significa que o produto é bom? Nem sempre! Procure variar de marca de vez em quando, pois talvez o produto que vem em uma embalagem mais simples seja mais saboroso. Talvez eles não investem tanto em propaganda, ou embalagens luxuosas como o concorrente, mas vai lhe proporcionar uma maior economia e experiência.

Dica n° 7: Guarde sempre a nota fiscal (cupom fiscal) e os recibos:

Estes papéis podem ser importantes para futuras compras, pois servirão como base de cálculo para você entender qual é o seu gasto médio mensal. Eles também lhe servirão como parâmetro de comparação, para você observar em qual estabelecimento você conseguiu melhores preços, ou promoções.

Outra observação importante é que você sempre leia os cupons, para conferir os preços e produtos que foram realmente adquiridos por você.

Dica n° 8: Loja cheia de clientes pode ser sinal de qualidade ou boas ofertas:

Você está circulando pela cidade e observa que um estabelecimento está cheio, com muita movimentação de clientes, em um determinado horário. Uma loja cheia pode significar que ela está oferecendo produtos com preços mais “atrativos” do que os seus concorrentes ou que a qualidade das mercadorias são superiores.

Isto pode indicar também que é dia de promoção, mas custa nada avaliar o seguinte: Se a loja está quase vazia, então será que os preços, ou os produtos, são bons? Valerá a pena comprar ali?

Dica n° 9: Consumir produtos da estação:

Uma outra dica muito importante é você dar preferência para o consumo de produtos da época (estação), aproveitando o aumento de produção e, como consequência, usufruir dos preços mais “em conta”.

Isso é fácil de entender através da “lei da oferta e da procura”, pois quanto maior a oferta, menor vai ser o custo. Os produtos da estação ficam em alta, a oferta aumenta e, com isso, é possível economizar dinheiro comprando mercadorias em alta da estação. 


Você tem alguma dica ou sugestão que gostaria de compartilhar? Se sim, deixe nos comentários e boas compras, passe a comprar de forma mais consciente!

Sobre mim

Trabalho na área da educação desde 2004 e, ao longo desta jornada, tenho alcançado grandes conquistas, experiências e muito conhecimento para compartilhar. “Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida”. (Confúcio, filósofo)

Faça um orçamento

Entre em contato

Indaiatuba - São Paulo

contato@professorconrado.com.br

Redes Sociais

Facebook
Instagram
Youtube
Twitter